Como Conseguir o que Deseja e Ser Mais Produtivo?

Todos sabemos que na vida profissional, seja você uma pessoa que trabalha em uma empresa ou que trabalha para você mesmo, existem diversas obrigações e afazeres que podem lhe tornar um profissional exímio e salutar. E nessa hora entra a produtividade. A produtividade é um dos aspectos principais que transformam uma pessoa comum em um profissional de ponta, e o divisor de águas do profissional que irá crescer na empresa daquele que irá passar cinco ou dez anos no mesmo cargo. Todavia, nem todos sabem como serem mais produtivos e fugir da procrastinação.

Compreender como ser mais produtivo não é algo que deve ser observado exclusivamente sob a ótica profissional, ou seja, apenas no trabalho, mas deve ser encarado como algo que faz parte de toda a sua vida, seja profissional, pessoal, amorosa etc. Ser mais ou menos produtivo no trabalho é uma consequência direta daquilo que você faz antes e depois do expediente. Quando se consegue ‘esquecer’ das coisas que te atrasam ou pensamentos negativos, o resultado é uma maior potencialização dos resultados no trabalho.

mais-produtivo-no-facebook

A produtividade está diretamente interligada aos resultados obtidos (seja no fim da semana, mês, trimestre etc). Por causa da pressão excessiva, muitas pessoas acabam se irritando demasiadamente o que ocorrendo com regularidade podem desenvolver doenças graves e crônicas. Uma forma de evitar que isso aconteça é fazer exercícios mentais e físicos antes ou após o expediente, e não exagerar no café.

Como ser mais produtivo

Assim como a produtividade está relacionada com os resultados, é correto afirmar também que a produtividade também está relacionada com os hábitos. O ser humano é um animal de hábitos. Os hábitos nos cercam o tempo todo, sejam em forma de ‘manias’, seja os dogmas, regras enfim, ao final todos os termos podem ser definidos como hábitos. No livro O Poder do Hábito, do autor Charles Duhigg, fica bastante explicado a força dos hábitos em nossa vida e maneiras de lidarmos com eles para o nosso desenvolvimento pessoal, de pessoas ao nosso redor e das empresas em que trabalhamos. No decorrer do livro, aprendemos que não podemos eliminar hábitos ruins, mas podemos muda-los e transformar em hábitos bons, o que é menos desgastante e angustiante e mais edificante e satisfatório.

Uma das formas de ser mais produtivo no trabalho é fazer o que se quer fazer quando está de folga e nunca se sentir culpado com isso. Explicando um pouco mais, faça o que gosta de fazer no seu tempo livre, seja ir ao parque, correr a noite, jantar com sua família, jogar videogame ou simplesmente assistir uma série em casa. Ao fazer isso, o nosso cérebro se sentirá recompensado e iremos ter menos preocupações no trabalho e consequentemente mais produtividade.

Outra forma é eliminar os hábitos ruins a partir da fórmula “deixa-rotina-recompensa”, como no livro. Neste caso é muito importante identificar aquilo que deixa menos produtivo ou seja, o hábito ruim, e trocar pelo hábito bom. Por exemplo: Você é fumante, quer parar de fumar, mas não sabe como começar. Religiosamente você faz uma pausa às 15h20 para ir fumar do lado de fora da empresa. Quando volta, sente-se culpado mas continua a tocar o trabalho. Por mais difícil que seja largar o vício, uma atitude simples como ter por perto uma bala, ou um punhado de amendoins pode fazer com que você esqueça momentaneamente o vício da nicotina. Outra alternativa, é você combinar com algum colega de trabalho que tem mais afinidade, a tirar uma pausa de 10 minutos para uma conversa rápida. Fazendo isso com uma regularidade, o vício será esquecido, e o hábito ruim será transformado em um hábito bom e assim você terá mais produtividade.

A Saúde e a Produtividade

Assim como é importante manter bons hábitos durante a vida, nossa saúde não pode ser tratada em segundo plano.

Para muitos, é embaraçado pensar em fazer exercícios físicos antes ou após o expediente. Mas isso não deveria ser tratado desta forma. Muito pelo contrário. A saúde está inteiramente ligada à produtividade.

O hábito de praticar musculação, corrida, caminhada, dança, aeróbica ou muitas outras atividades incide em uma melhor concentração e potencialização dos resultados além de uma excelente condição física para poder curtir o tempo livre com a família.

É fundamental visitar um nutricionista e um fisiologista para fazer um check-up antes de iniciar qualquer atividade física para evitar maiores complicações.

Espero que com essas dicas, você possa ter muito mais produtividade e que possa se lembrar que é possível ser produtivo e ter uma boa saúde também.

Inscreva-se no meu canal no YouTube e curta minha fan page no Facebook para mais conteúdos interessantes.

Grande Abraço!!

“Comece com boas pessoas, defina as regras, comunique-se, motive e recompense seus funcionários. Se você fizer todas essas coisas de forma eficaz, você não tem como errar.” – Lee Iacocca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s