5S e Produtividade. É Possível Conciliar?

Como o 5S pode Melhorar sua Produtividade?

Antes de explicar sobre o 5S é preciso voltar no tempo e entender porque ele foi concebido.

O 5S nasceu no Japão, no decorrer da reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial.

Depois da guerra, os japoneses foram orientados por especialistas norte-americanos para o controle de qualidade dos processos necessários para o andamento da reconstrução.

O que já era conhecido e consolidado nos Estados Unidos, os japoneses aperfeiçoaram e nomearam de Total Quality Control (Controle da Qualidade Total em bom português).

A função do 5S é encarregar-se das bases, possibilitando o aprendizado e o exercício de conceitos, ferramentas e procedimentos visando a qualidade. Isso abrange cuidados com equipamentos, ambiente, materiais, métodos e principalmente pessoas.

Em sua origem o 5S tinha o seu foco em controle de perdas, organização do ambiente, otimização de espaços, controle de estoque e atividades relacionadas ao pós-guerra. Com o passar dos anos, e com a evolução das tecnologias, esse conceito se expandiu e abrangeu outras atividades.

5s

É possível conciliar o 5S à nossa produtividade e o trabalho com marketing digital?

Totalmente. Ao analisarmos separadamente, cada conceito e depois unirmos, veremos que os domínios desses conceitos são totalmente pertinentes para uma melhor performance no trabalho executado bem como em todo o entorno da atividade. A seguir veremos os conceitos um por um:

Seiri – Senso de Utilização

Nesse conceito, aprendemos a separar aquilo que é útil daquilo que é inútil, aquilo que é necessário daquilo que não é necessário. Em sua jornada pessoal, você poderá utilizar esse conceito quando estiver organizando documentos antigos e ferramentas e poderá perceber aquilo que ainda pode ter utilidade para você e aquilo que não tem mais e assim poder otimizar o seu tempo e espaço.

Seiton – Senso de Organização

Atrelado ao conceito anterior, esse termo nos ensina que devemos manter a área de trabalho sempre limpa e manter móveis e objetos organizados e harmônicos, se necessário também, melhorar a iluminação do ambiente. Em sua jornada para trabalhar em casa, esse é o primeiro conceito a ser mentalizado, pois é crucial para manter o equilibro do ambiente e desenvolver melhor suas atividades.

Seiso – Senso de Limpeza

Com esse conceito, aprendemos a importância da manutenção da área de trabalho sempre limpa, com isso ganhamos mais qualidade do ar, por haver menos detritos e poeiras. Cada funcionário é responsável pela manutenção da limpeza. Parafraseando com a sua carreira com marketing digital e o trabalho em casa, podemos entender que tudo o que for colocado fora do lugar, deve ser imediatamente posto no local certo, comer alimentos que por ventura deixem detritos no chão devem ser observados e a sujeita feita, limpa para manter a manutenção e evitar futuros problemas com insetos e pragas.

Seiketsu – Senso de Padronização

Após a implementação das três etapas iniciais, o Seiketsu vem para conseguirmos manter a organização, arrumação e limpeza dos Ss anteriores.

Com esse senso totalmente implementado, obtém-se uma melhora nos equilíbrios físico e mental, melhoria do ambiente de trabalho, segurança e áreas comuns (corredores, banheiros, refeitórios, áreas de convivência, etc).

Trazendo o conceito para o mundo do marketing digital, esse senso te auxilia a regrar horários e dias para publicações nas redes sociais, campanhas de marketing, transmissões ao vivo, promoções e dentre outros afazeres correlatos com o marketing digital.

Shitsuke – Senso de Disciplina

Com esse conceito, aprendemos a manter a disciplina no ambiente de trabalho bem como a autodisciplina a fim de evitar problemas na empresa e também saber separar os horários das atividades que dizem respeito à vida pessoal das atividades que dizem respeito ao trabalho. Esse conceito está totalmente atrelado as normas de como manter saudável o ambiente de trabalho, seja na sua empresa ou seu próprio negócio, seja ele de marketing digital ou e-commerce. Com esse conceito assimilado você irá melhorar as relações humanas, cumprir com maior eficácia os procedimentos operacionais e terá muito mais qualidade e produtividade.

Pode parecer complicado no início, mas com um pouco de paciência, bastante dedicação e perseverança, os resultados logo virão e com certeza irão potencializar a sua carreira e sua empresa.

Inscreva-se no meu canal no YouTube e curta minha fan page no Facebook para mais conteúdos interessantes.

Grande Abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s